Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Processo para criação de oficina lúdica de design para crianças com altas habilidades
IARA CURCIO FADEL, Cindy Renate Piassetta Xavier Medeiros

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


As áreas de conhecimento do Design são muito amplas. Profissionais destas áreas podem vislumbrar soluções para todos os tipos de problemáticas. Usando métodos criativos é possível trabalhar o design dentro das escolas de ensino Fundamental I, trazendo em forma de oficinas lúdicas, meios de solução de problemas que as crianças poderão aplicar na sua vida cotidiana aplicando criatividade e método. Este artigo apresenta o processo criativo para a construção de uma oficina para o projeto de pesquisa e extensão “UTFPR E ESCOLA: DESENVOLVIMENTO MULTIDISCIPLINAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES: DESIGN”. O projeto visa trabalhar áreas do design com um grupo de crianças diagnosticadas com altas habilidades/superdotação, da Rede Municipal de Ensino de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, por meio de oficinas lúdicas de design. Neste ano, as oficinas estão em construção para serem efetivamente aplicadas em 2022.


Palavras-chave


Altas habilidades; Design para crianças; Educação criativa; Ludicidade.

Texto completo: PDF