Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Ensino lúdico de lógica de programação em tempos de pandemia
João Paulo Zangirolami de Matos, Antonio Carlos Fernandes da Silva, Alysson Victor dos Santos, Nikole Helechyj Silva

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar uma análise de impacto e acessibilidade promovidos pela primeira oficina remota realizada pelo Grupo ELLP (Ensino Lúdico de Lógica de Programação). A “Oficina do ELLP em Casa” abordou temas de informática e robótica básica de uma forma lúdica utilizando materiais simples, objetivando a desmistificação desses conceitos para alunos da rede pública de Ensino de Cornélio Procópio e região. Para manter a essência de atuação do projeto de forma conciliada com as medidas de restrição social impostas a sociedade como forma de combate ao Covid-19, uma adaptação precisou ser implementada levando em consideração diversos fatores para manter a ludicidade e acessibilidade, tal como tempo de duração, plataforma, estrutura e preparação dos membros para os encontros. Para analisar os resultados foram comparados dados colhidos ao longo do desenvolvimento da oficina com pesquisas em âmbito nacional a respeito da resposta de instituições de ensino à pandemia e acesso dos brasileiros a aparelhos de tecnologia de informação e comunicação.

Palavras-chave


Ludicidade; Lógica de Programação; Ensino Remoto

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