Tamanho da fonte:
Ensino lúdico de lógica de programação em tempos de pandemia
Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar uma análise de impacto e acessibilidade promovidos pela primeira oficina remota realizada pelo Grupo ELLP (Ensino Lúdico de Lógica de Programação). A “Oficina do ELLP em Casa” abordou temas de informática e robótica básica de uma forma lúdica utilizando materiais simples, objetivando a desmistificação desses conceitos para alunos da rede pública de Ensino de Cornélio Procópio e região. Para manter a essência de atuação do projeto de forma conciliada com as medidas de restrição social impostas a sociedade como forma de combate ao Covid-19, uma adaptação precisou ser implementada levando em consideração diversos fatores para manter a ludicidade e acessibilidade, tal como tempo de duração, plataforma, estrutura e preparação dos membros para os encontros. Para analisar os resultados foram comparados dados colhidos ao longo do desenvolvimento da oficina com pesquisas em âmbito nacional a respeito da resposta de instituições de ensino à pandemia e acesso dos brasileiros a aparelhos de tecnologia de informação e comunicação.
Palavras-chave
Ludicidade; Lógica de Programação; Ensino Remoto
Texto completo:
PDF