Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aprimorando o aprendizado dos alunos do ensino básico
Gabriel Machado, Sabrina Rodrigues, Evelyn Oliveira, Gustavo Corrêa, Larissa França, Petherson Krul, Nicolas Justus, Gabriel Pereira, Gabriella Almeida, Isabella Carvalho

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O ensino básico de boa qualidade é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade. No Brasil esta etapa apresenta falhas. Algumas destas falhas estão em praticamente todo o Brasil, é o caso pouco enfoque sobre os benefícios que os microrganismos nos trazem. Atualmente se ensina no ensino médio, alguns pontos sobre microrganismos, incluindo doenças, porém pouco se fala sobre os benefícios que eles podem trazer, gerando e alimentando, um preconceito da população com estes seres. Isso dificulta um desenvolvimento ainda maior em áreas que os utilizam para algum benefício. Outra falha no ensino básico que varia conforme a escola, é o baixo contato com os objetos de estudo. O laboratório é um local ideal para isso. Muitas vezes, esse contato é dificultado devido a falta de recursos e uma estrutura ruim nestes ambientes. O presente trabalho objetiva levar conhecimentos sobre microrganismos, destacando seus benefícios, e propor práticas e melhorias no laboratório de uma escola de ensino fundamental. Realizou-se uma visita à escola e uma reunião com seus professores para coletar informações para o planejamento das melhorias e das práticas que serão propostas. Uma aula com o nome “Desmitificando os microrganismos” foi montada para ser apresentada a alunos do ensino médio.

Palavras-chave


Ensino básico. Microrganismos. Laboratório.

Texto completo: XML