Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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O coordenador pedagógico e as práticas pedagógicas inovadoras
Andressa Fabris da Luz, Rosangela Maria Boeno, Paulo Fernando Diel

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa mais ampla, vinculada ao projeto de pesquisa e de extensão sobre o trabalho do coordenador pedagógico intitulado: “Tensões e Contradições do Trabalho do Coordenador Pedagógico: entre as metas propostas pelo INEP e a efetiva aprendizagem dos alunos”. Tem como objetivo apresentar os resultados referentes às práticas pedagógicas consideradas inovadoras pelos coordenadores pedagógicos. Esta pesquisa realizou-se com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de um município do sudoeste do Paraná por meio de questionário, sendo que os resultados apontam que 50% desses profissionais consideram que suas práticas pedagógicas são inovadoras. No entanto, a pesquisa identificou que estas práticas pedagógicas não necessariamente são inovadoras. Compreende-se como Inovações ações que vão além das práticas comuns do dia a dia, que necessariamente envolve o fazer diferente. Ressalta-se a necessidade de formação especifica para os coordenadores pedagógicos, para que estes consigam compreender a sua verdadeira função, a qual inclui principalmente a formação de professores, uma vez que estes acabam perdendo sua identidade no constante fazer de tarefas que não são suas atribuições nas instituições de ensino.


Palavras-chave


Práticas pedagógicas. Inovação. Educação.

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