Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Este trabalho traz um recorte de uma pesquisa mais ampla, vinculada ao projeto de pesquisa e de extensão sobre o trabalho do coordenador pedagógico intitulado: “Tensões e Contradições do Trabalho do Coordenador Pedagógico: entre as metas propostas pelo INEP e a efetiva aprendizagem dos alunos”. Tem como objetivo apresentar os resultados referentes às práticas pedagógicas consideradas inovadoras pelos coordenadores pedagógicos. Esta pesquisa realizou-se com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de um município do sudoeste do Paraná por meio de questionário, sendo que os resultados apontam que 50% desses profissionais consideram que suas práticas pedagógicas são inovadoras. No entanto, a pesquisa identificou que estas práticas pedagógicas não necessariamente são inovadoras. Compreende-se como Inovações ações que vão além das práticas comuns do dia a dia, que necessariamente envolve o fazer diferente. Ressalta-se a necessidade de formação especifica para os coordenadores pedagógicos, para que estes consigam compreender a sua verdadeira função, a qual inclui principalmente a formação de professores, uma vez que estes acabam perdendo sua identidade no constante fazer de tarefas que não são suas atribuições nas instituições de ensino.