Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES INDÍGENAS: O ESPAÇO DA COEXISTÊNCIA NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
CARLA ANDRESSA CARDOSO, PAMELA MACENO MARQUES, MARISTELA ROSSO WALKER, ROSANGELA ARAÚJO XAVIER FUJII

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Objetivou-se conhecer como uma comunidade indígena, localizada no município de Santa Helena/Paraná desde 2017, compreende o meio ambiente em ações de Educação Ambiental. Os dados foram construídos por meio da pesquisa-ação(THIOLLENT; SILVA, 2007) junto a dezesseis indígenas, com levantamento de dados sobre a implantação e organização da comunidade,após seu deslocamento territorial em virtude da construção do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu e encontros formativos por meio de oficinas didáticas. Ao final dos encontros formativos foi possível compreender que meio ambiente é visto pela comunidade como “tudo”, ou seja, evidenciando uma representação de pertencimento e inter-relação com animais, plantas e demais elementos da natureza. Conclui-se que os mesmos entendem o meio ambiente pelo princípio da interdependência (CAPRA,2003), onde todos os seres vivos estão interligados numa vasta e intrincada teia de relações, “a teia da vida”.  Sobre o direcionamento do lixo na comunidade, percebeu-se uma continuidade das ações de separação dos materiais recicláveis pelos integrantes, todavia como a queima do lixo é culturalmente entendida como uma ‘limpeza da terra’e como uma forma de fazer desaparecer aquele materiais não utilizáveis, infere-se a necessidade de ações futuras que revelem possíveis alterações nos hábitos comunitários.


Palavras-chave


Comunidade indígena Tape Jere. Pesquisa-ação. Lixo. Meio Ambiente.

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