Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desafio do melhor sabão caseiro: aliando os saberes populares e científicos para aprender Química
David Lucas Zegolan Marcondes, Rafaelle Bonzanini Romero, Isaac Felipe Machado, Adriano Lopes Romero

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


A produção de sabão caseiro está repleta de diferentes saberes populares e científicos. Partindo da premissa que esses dois tipos de saberes devem ser explorados em contextos de ensino, no presente trabalho relatamos sobre um desafio que foi realizado, no ano de 2020, com estudantes de duas escolas da Educação Básica. Para isso, os estudantes integrantes das equipes buscaram, conversando com pessoas da família, por receitas de sabão caseiro, que foram reproduzidas e apresentadas por meio de vídeos e artigos. Observamos que essas produções apresentam narrativas que evidenciam a relação de saberes populares e científicos presentes na produção de sabão caseiro. Concluímos que trabalhar saberes científicos por meio de saberes populares não apenas aproxima o conhecimento químico da realidade do estudante, mas confere um sentido para se estudar esse determinado conhecimento. Avaliamos essa ação de extensão como uma boa possibilidade de aproximação da UTFPR às escolas de Educação Básica, por envolver internamente professores e licenciandos em Química e externamente por envolver o Núcleo Regional de Educação, escolas jurisdicionadas, professores em exercício e estudantes.

Palavras-chave


Ensino de Química; Fabricação de sabão; Química Orgânica.

Texto completo: PDF