Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Tendências contemporâneas nos materiais de ensino de Língua Inglesa
Matheus Queiroz Pedro, Marcele Garbin Dagios

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos teóricos sobre tendências contemporâneas no ensino de língua inglesa e na seleção de materiais didáticos, mais especificamente as abordagens English as a Medium ofInstruction - EMI e Content Language Integrated Learning - CLIL. Neste trabalho, o foco é apresentar as abordagens citadas, que fazem parte do referencial teórico do projeto de extensão “Produção de Recursos Didáticos para o ensino de inglês: Internacionalização do Ensino Superior e Educação Básica de Qualidade”, que busca a melhoria do ensino de inglês e da formação inicial de estudantes de Letras. Como embasamento teórico, foi realizada uma revisão bibliográfica e, a partir disso, foram discutidos os conceitos de EMI e CLIL, ancorados em autores da área da Linguística Aplicada e o tema foi articulado com o cenário atual de ensino de línguas nas universidades no Brasil. Alguns desafios se apresentam, como a baixa proficiência em língua inglesa tanto por parte dos alunos como do professor, assim como problemas culturais, entre outros. Como resultado, o CLIL e o EMI são abordagens educacionais com forte impacto na aprendizagem de línguas, visto que têm como pretensão oferecer situações naturais para aprender línguas e disciplinas de conteúdo. Embora ainda pouco adotadas por instituições de ensino em alguns países, oferecem novos caminhos teórico-metodológicos para um ensino eficaz de línguas.

Palavras-chave


Ensino de Língua Inglesa. English as a Medium of Instruction. Content Language Integrated Learning.

Texto completo: PDF