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Escape room: jogo didático virtual para as aulas de química do ensino médio
Bruno Henrique Martarello Rezende, Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Faz-se urgente e necessário pensar em soluções para os desafios que a educação do século XXI nos impõe frente à construção de um mundo mais justo e humanizado, conectado à realidade da sociedade contemporânea tecnológica e globalizada. Para tanto, este trabalho aposta na educação lúdica para a criação de um jogo no formato escape room virtual. Neste tipo de estratégia, grupos de alunos são desafiados a solucionar pistas, enigmas e problemas pautados em situações e contextos físicos reais que são gamificados. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta deste jogo didático virtual, desenvolvido por meio do software GameMakerStudio2, para as aulas de Química da educação básica pública do município de Londrina – PR, no que diz respeito a definição do tema, construção da narrativa, pistas e elementos dos jogos, puzzles elaborados, o ambiente virtual, tensões e controvérsias que compõem a experiência produzida. Acredita-se que este tipo de jogo, ao colocar o estudante de Química do Ensino Médio no papel de protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tem potencial para promover o seu letramento científico e motivá-lo a perceber as inter-relações entre o conhecimento científico e o saber cotidiano de maneira investigativa, transversal e colaborativa.


Palavras-chave


Escape Room; Educação Química; Jogo Didático

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