Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Monitoria em matemática: estudo de caso sobre o desenvolvimento e devolutiva de uma experiência bem sucedida em um escola estadual.
Johnny de Oliveira Camargo Camargo, Elisangela Aparecida da Silva Lizzi Lizzi

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


O projeto de extensão de monitoria em matemática tem por objetivo desenvolver o ensino-aprendizagem de alunos da rede pública de ensino, nível fundamental e ensino médio, em consonância com o conteúdo ministrado pelo professor regular.  A finalidade é auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, sejam os que apresentam baixo rendimento escolar na disciplina ou não, possibilitando sanar dúvidas, amenizar as dificuldades pedagógicas e estimulá-los a atuarem como protagonistas na compreensão de conceitos e aplicações da matemática. Devido à indisponibilidade de atuação presencial em detrimento à pandemia da COVID-19 e suas necessárias medidas sanitárias, esta atividade de monitoria adaptou-se ao atendimento remoto utilizando ferramentas online como google classroom, disponibilizado pela Secretaria de Educação e do Esporte, e google meet. Através dessa interação online os monitores, obrigatoriamente aluno regular da UTFPR de cursos da área de ciências exatas, atuaram auxiliando os alunos quanto às dúvidas, raciocínio e interpretação, bem como a resolução de exercícios no formato passo-a-passo com explicação escrita ou em vídeo. Os resultados deste projeto foram medidos através de questionário estruturado, bem como os feedbacks e as notas de avaliações e relatos dos professores e alunos, onde se pode observar o nível de fixação e aprendizagem autorregulada dos alunos.


Palavras-chave


Ensino. Matemática. Monitoria. Extensão

Texto completo: PDF