Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Construção de propostas didáticas no aplicativo inquiry para aplicação na educação básica
Alexia Teixeira da Silva, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Moises Marques Prsybyciem, Rejane Fernandes da Silva Vier, Awdry Feisser Miquelin, Cliciane Fernandes Correia

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados parciais da construção de propostas didáticas a partir de Questões Sociocientíficas-Tecnológicas (QSCT) no aplicativo Inquiry e sua posterior intervenção na educação básica, realizada por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As QSCT consideradas importantes socialmente foram: pandemias e obesidade. A discussão dessas diferentes temáticas na escola tende a estimular um pensamento crítico sobre o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (CT) e suas implicações de maneira humana e inclusiva, além disso, o aplicativo contribuiu na construção dessas propostas de maneira que permitiu desenvolver práticas educativas mais investigativas e interdisciplinares, relacionando os assuntos. Essas propostas didáticas podem ser compartilhadas com os demais usuários do aplicativo.

Palavras-chave


Questões Sociocientíficas Tecnológicas; Propostas didáticas; Práticas educativas.

Texto completo: PDF