Última alteração: 2021-10-19
Resumo
As novas tecnologias têm impactado diretamente nossos hábitos, a organização e o planejamento de nossas vidas. Os recentes desafios tecnológicos são um imperativo para que os professores e professoras, que atuam em qualquer nível, promovam uma educação mais participativa que instiga os alunos em novas maneiras de construir conhecimento. Para tanto, é necessário que o docente busque mecanismos e recursos para efetuar constantes atualizações, e dentre as inúmeras possibilidades de ferramentas que essas novas tecnologias ofertam para os professores, os e-books têm ganhado grande destaques nas comunidades acadêmicas. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em, a partir dos textos elaborados pelos licenciandos em Química, organizar um e-book baseado no Ensino por Investigação. A coleta dos textos ocorreu no ano letivo de 2019 (1° e 2° semestre) em duas turmas com sessenta e nove acadêmicos, matriculados na disciplina de “Ensino de Química e Sociedade”, resultando em 28 textos. A construção coletiva de conhecimento, bem como o seu compartilhamento, é uma exigência da atualidade. Atividades que promovam o trabalho colaborativo são uma necessidade que, ao mesmo tempo, respondem ao cotidiano dos discentes como, também, promovem o Ensino por Investigação.