Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Inovação e Sucesso no Desenvolvimento de produtos em uma Empresa da Área de alimentos localizada no oeste do Paraná
Alexandre Marzochi

Última alteração: 2018-06-27

Resumo


OBJETIVO: O objetivo do trabalho foi analisar as estratégias que uma empresa alimentícia, localizada no Oeste do Paraná, emprega para se manter inovadora no processo de desenvolvimento de novos produtos. MÉTODOS: Foi realizado um estudo bibliográfico a respeito do tema inovação e desenvolvimento de novos produtos, para, em seguida, caracterizar o processo de desenvolvimento dos novos produtos utilizado pela empresa analisada. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado aplicado ao corpo gerencial da área de desenvolvimento de produtos da organização. RESULTADOS: A inovação na empresa é tratada de forma a permitir a criatividade, fazendo uso da filosofia Open Inovation (inovação aberta), priorizando a formação das pessoas e a geração das ideias, o que resulta em produtos e serviços de maior valor percebido pelo mercado. Os projetos fazem uso de uma metodologia orientada pelo escritório de projetos, de maneira que a empresa busca a melhoria contínua, agregando inovação para suas demais competências e a prática da inovação garante a sustentabilidade futura da empresa. CONCLUSÕES: Foi possível concluir que a empresa pesquisada está comprometida com o processo de desenvolvimento de novos produtos, apesar ainda adotar políticas conservadoras quanto à frequência de lançamento de seus produtos, preferindo seguir uma tendência nacional.

 


Palavras-chave


Inovação; Indústria de alimentos; Desenvolvimento de novos produtos.