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Um Estudo da Identidade do Professor em Artigos de Revisão Internacionais. Uma Análise a partir das Relações Epistêmicas, Pessoais e Sociais com o Saber.
Victória Jaqueline Camargo Lucio

Última alteração: 2018-06-20

Resumo


O presente trabalho tem como principal objetivo estudar características da identidade profissional do professor suas mudanças e percepções sobre o que é ser professor a partir de uma leitura da relação com o saber enquanto epistêmica, pessoal e social. Essa pesquisa Bibliográfica de caráter qualitativo teve como finalidade explanar a visão de autores sobre o tema central da pesquisa que seria a identidade profissional do professor. Foi fundamentada através da análise de conteúdo de Bardin (2004). Como procedimento inicial estabeleceu-se a definição do corpus a partir de um conjunto de quatro artigos de revisão sobre a identidade do professor em revistas internacionais da área, similaridade, e a relação com o saber epistêmico, pessoal e social. Como primeira proposição Charlot afirma que toda relação com o aprender e o saber é uma relação com o mundo. Segundo o mesmo, essa relação com o saber também pode ser descrita como epistêmica pessoal e social. De acordo com Charlot “aprender faz sentido por referência à história do sujeito, às suas expectativas, à sua concepção da vida, às suas relações com os outros e à imagem que tem de si.” (CHARLOT, 2000, p. 69).

 


Palavras-chave


Formação de professores, Identidade Profissional do Professor, relação com o Saber.