Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O ensino de Física no Ensino Fundamental: uma análise das publicações acadêmicas
JOSIANE CARVALHO DA SILVA, Alisson Antonio Martins

Última alteração: 2018-06-13

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise das publicações acadêmicas que abordaram o ensino de Física no contexto da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, etapa da Educação Básica brasileira. Objetivou-se verificar as características das pesquisas nesta temática e compreender como está sendo discutida a questão da formação do docente que irá atuar no ensino de Ciências. Para a seleção dos artigos adotou-se como critério a busca por descritores relacionados ao nível de escolaridade investigado, tendo sido levantados trabalhos no período compreendido entre 2005 e 2017, ou seja, a partir do ano em que passou a vigorar a duração de nove anos do Ensino Fundamental e, como fechamento, o ano de término deste estudo. Foram encontrados 149 artigos, em nove periódicos analisados, dos quais foram selecionados 54, em função de suas vinculações com a temática do presente estudo. Como resultados, observou-se que uma parte expressiva das publicações aborda a formação docente para o ensino de Ciências, destacando-se também trabalhos sobre alfabetização científica, processo de ensino-aprendizagem, materiais didáticos e análise curricular.

 


Palavras-chave


ensino de Ciências; ensino de Física; Ensino Fundamental