Última alteração: 2018-06-13
Resumo
OBJETIVO: As falhas em motores de indução trifásicos ocorrem devido ao desgaste natural oriundo da execução prolongada de sua função ou ainda proveniente da exposição a condições adversas para aplicação cujo foi desenvolvido, contudo, tais falhas não necessariamente apresentam evidências, possibilitando que sejam agravadas à medida que a máquina opera, portanto, propõem-se o desenvolvimento de um sistema embarcado responsável por averiguar as propriedades da corrente elétrica utilizada pela máquina, exibindo os dados obtidos através de interfaceamento web e averiguando se a grandeza mensurada apresenta características de falhas através de uma rede neural artificial. MÉTODOS: Foram empregados softwares de simulação de circuitos eletrônicos com a finalidade de compreender os periféricos apresentados pelo microcontrolador e consequentemente desenvolver as rotinas de aquisição, discretização do sinal, e as rotinas de armazenamento e transmissão dos dados. Uma vez definidas as rotinas, foram prototipados circuitos eletrônicos, os quais haviam sido submetidos a sucessivos ensaios em bancada para averiguar a eficiência das rotinas e otimizá-las. RESULTADOS: Obtiveram-se sinais parametrizados e discretizados. Os dados compuseram gráficos, que expressam a corrente elétrica utilizada pela máquina em função da quantidade de amostras, possibilitando assim que o usuário verifique os impactos das falhas na forma de onda da corrente elétrica consumida pela máquina. Os dados obtidos são armazenados em arquivos texto. CONCLUSÃO: O sistema embarcado desenvolvido apresenta performance satisfatória, dado suas limitações em processamento e armazenamento, porém, além da acessibilidade em custo, possui ainda alta capacidade de aprimoramento e adaptação às demais aplicações, visto que os arquivos gerados automaticamente a cada simulação possibilitam sua integração com diversas ferramentas computacionais.