Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estudo dos complexos de Lipossomas Furtivos com Anestésico Local Ropivacaína (RVC/LF) e Ropivacaína/2-Hidroxipropil-β-Ciclodextrina em Lipossomas Furtivos (RVC/HP-β-CD/LF) utilizando as técnicas de RMN.
Weslley Alves de Souza, Luis Fernando Cabeça

Última alteração: 2018-06-07

Resumo


A encapsulação de drogas, em particular anestésicos locais (ALs), em sistemas carreadores como lipossomas e ciclodextrinas/lipossomas é uma metodologia que visa a diminuição da toxicidade sistêmica, o aumento da analgesia e uma maior absorção comparada ao uso dos  correspondentes ativos na forma livre, isso devido à liberação controlada das drogas.

Estudos já demonstraram que esse sistema leva a uma melhor resposta farmacológica com maior absorção do que os correspondentes ativos livres, abrindo perspectivas de aplicações mais amplas do sistema de encapsulamento de fármaco para sua liberação controlada. Entretanto, o sucesso físico-químico das alterações das propriedades do fármaco tem sido pouco mencionado no que diz respeito à arquitetura e topologia dos complexos formados entre anestésico Ropivacaína (RVC) e lipossomas furtivos e sistema ternário RVC-lipossomas furtivos-HPβCD. Assim, o estudo das interações supramoleculares dos complexos formados foi realizado utilizando ressonância magnética nuclear (RMN) como ferramenta de análise.

 


Palavras-chave


Ressonância Magnética Nuclear (RMN). DOSY, STD, lipossomas.