Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estudo dirigido à realidade virtual e à realidade aumentada para a solução e representação de problemas relacionados à engenharia.
Wesley Freitas La Banca, Felipe Barreto Campelo Cruz

Última alteração: 2018-06-07

Resumo


OBJETIVO: Facilitar e melhorar a compreensão do aluno durante o ensino de engenharia utilizando a realidade virtual e a realidade aumentada. MÉTODOS: Utilização de softwares de programação e modelagem, com licenças livres ou educacionais, para a implementação dos conceitos a serem estudados. RESULTADOS: Aplicação da realidade aumentada em modelos estáticos e dinâmicos presentes em algumas disciplinas que compõem as grades curriculares dos cursos de engenharia. CONCLUSÕES: Com base nos resultados obtidos e na constatação do impacto positivo causado por esses a um grupo seleto de estudantes matriculados no curso de engenharia mecânica da UTFPR, pôde se concluir que a realidade aumentada teve sua eficácia comprovada como ferramenta auxiliadora e facilitadora para a compreensão e consequente aprendizado de assuntos relacionados à engenharia.


Palavras-chave


Ensino de Engenharia; Realidade Virtual; Realidade Aumentada