Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE DISPOSITIVO DE RASTREAMENTO PARA AVALIAÇÃO ESPACIAL DE CÃES COMUNITÁRIOS: DADOS PRELIMINARES QUANTO A AUTONOMIA.
RAFAEL AUGUSTO MARQUES SECCO, Angelo Luiz Bianchin, Patricia Madureira Castro de Paula, Pedro Luiz de Paula Filho, Hamilton Pereira da Silva

Última alteração: 2018-06-12

Resumo


O objetivo deste trabalho é a construção e adequação de um dispositivo de rastreamento para cães. [MB1] Para isto, foi desenvolvido uma coleira com um GPS acoplado, o qual é operado por um microcontrolador Atmel AVR (Arduino) e alimentado por baterias lítio. Realizou-se a composição e otimização do dispositivo verificando o tempo de duração da bateria através de vários testes estacionários com diferentes tempos de atuação. Em função da portabilidade, grande parte do desenvolvimento se deu na redução e otimização do dispositivo para que o mesmo fosse confortável para o animal. Já sobre o armazenamento dos dados, toda leitura é enviada para o dispositivo que armazena as coordenadas geográficas dentro de um cartão SD. O melhor tempo de duração foi o de 5 minutos. Os resultados demonstram uma boa estabilidade do protótipo desenvolvido, podendo ser utilizado com facilidade e conforto para animais.


Palavras-chave


arduino; gps; rastreador; telemetria.