Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Recolhimento, reaproveitamento e encaminhamento correto de lixo eletrônico, pilhas e baterias em geral na cidade de Campo Mourão
Angelica Cristina Manfrim, Gilson Junior Schiavon

Última alteração: 2018-06-12

Resumo


OBJETIVO: O projeto foi concebido com a ideia de ser um aparelho para demonstração da carga e descarga de capacitores, tanto de forma visual quanto de forma auditiva, visando ensinar os conceitos de circuitos RC a alunos do ensino fundamental e médio, podendo também servir como um link desses alunos com o curso de Engenharia Eletrônica, atendendo a alunos com necessidades especiais também, reaproveitando a ampla variedade de capacitores, resistores, buzzer e LED’s retirados dos aparelhos eletrônicos no Projeto do Lixo Eletrônico. MÉTODOS: Com base na teoria de circuitos eletrônicos, de que a tensão varia durante a carga do capacitor com comportamento exponencial, foi possível a partir de um Arduino sensoriar essa mudança, ativando os LED’s da barra e o bipe do buzzer em sequência, tanto para a carga quanto para a descarga, bastando apenas alterar uma chave de seleção. Os capacitores e resistores podem ser alterados para demonstrar a diferença da velocidade de carga e descarga conforme a capacitância e resistência variam. Os componentes utilizados foram retirados de placas de circuito impresso, advindos de equipamentos eletrônicos doados ao Projeto do Lixo Eletrônico, como LED’s, buzzer, fontes, resistores, capacitores. Foram realizadas simulações, testes em protoboard e fabricação do dispositivo em placa de circuito impresso. RESULTADOS: Atingiu-se o objetivo, o dispositivo se mostra eficiente e de baixo custo, tem os recursos necessários para alunos com necessidades especiais (deficiência auditiva e ocular). CONCLUSÕES: Pode-se concluir que o dispositivo atingiu o objetivo e pode ser implementado, como uma ferramenta de ensino dinâmico.

 


Palavras-chave


Circuito RC; Curva de carga; Acessibilidade.