Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Modelagem, Modelos Matemáticos e Recursos Digitais no Ensino de Engenharia
Vitória Lisboa Califani, Adriana Helena Borssoi

Última alteração: 2018-06-12

Resumo


OBJETIVO: O presente trabalho apresenta o relato de atividades realizadas no projeto Recursos Tecnológicos em Ambientes de Ensino Híbrido. Entre os principais objetivos se encontra entender como a relação de conceitos inseridos nesse contexto podem se relacionar e estruturar um ambiente de Ensino Híbrido, desenvolver atividades de modelagem matemática e de análise de modelos, visando a integração das mesmas no ensino híbrido e, por fim, estudar a estrutura e as ferramentas que constituem o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. MÉTODOS: A metodologia foi constituída de uma revisão bibliográfica, o estudo de softwares livres e a participação em um Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Tecnologias. RESULTADOS: Como principais resultados constam a adaptação de um modelo matemático e sua interpretação, a submissão de um artigo em uma conferência da área de Modelagem Matemática e a aplicação de parte das atividades em sala de aula. CONCLUSÃO: Concluímos que esse ambiente permitiu o entendimento de como a Engenharia pode se associar com a Modelagem e como a análise de modelos pode ser empregada em sala de aula. Como perspectiva futura, há o emprego da Teoria Fundamentada nos Dados para uma análise interpretativa em decorrência da prática executada em sala de aula.