Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Investigação sobre mecanismos de visualização para avaliação para MOOC
Emerson Yudi Nakashima, Marco Aurélio Graciotto Silva

Última alteração: 2017-10-07

Resumo


OBJETIVO: Propor subsídios para a avaliação de programas submetidos em disciplinas
introdutórias à computação, utilizando técnicas de mineração e visualização de dados para
construir e apresentar agrupamentos de submissões semelhantes. MÉTODOS: Os subsídios
propostos consistem na utilização de ferramentas para extração de características,
padronização no armazenamento dessas caracterı ́sticas e a utilização de técnicas de
agrupamento e visualização, com o auxı ́lio de uma ferramenta de mineração visual de
dados. Estes subsı ́dios foram utilizados em um estudo exploratório para avaliação de
atividades de programação de um curso introdutório à Computação. RESULTADOS: O
estudo procedeu da utilização da ferramenta ScienceView com uma base de dados de
programas em Python de um curso semestral introdutório à Computação, dividindo-se as
correções em dois grupos: um grupo realizara a correção tradicional e o outro utilizara a
ferramenta para auxiliar na correção. Em seguida, esses dois grupos inverteram o modo
como foi realizado as correções. CONCLUSÕES: Os resultados apresentam indı ́cios de que o
uso de técnicas de visualização podem ser benéficas ao processo de avaliação de
programas.

Palavras-chave


MOOC; Programação; Avaliação; Agrupamentos; Mineração de dados; Visualização