Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Microscopia In Situ
NATHÁLIA MITSUE KISHI

Última alteração: 2017-10-23

Resumo


O projeto, iniciado em abril de 2017, teve como base a dissertação de mestrado Dupla Diplomação UTFPR -  University of Applied Science Mannheim de Marcos Filipaki Biscaia. Neste trabalho de Microscopia In Situ provou-se que a iluminação habitualmente utilizada (i.e., o SLD - Superluminescent Diode) podia ser substituída com vantagens por LED (Light Emitting Diode), sendo este de menor custo e características de luminosidade que permitem uma melhor qualidade das imagens.

O sistema é um microscópio digital, composto por uma câmera CCD (Charge-Coupled Device), que realiza a captura das imagens, um tubo prolongador e uma objetiva de 40x. Devido a aplicação deste microscópio em biorreatores, onde os micro-organismos estão em suspenção e movimento, foi necessário o desenvolvimento de uma iluminação pulsada, para que as imagens não ficassem borradas. O pulso gerado é de curta duração e varia entre 500ns e 10us. Sua frequência deve estar contida entre 0,5Hz e 5Hz e sua amplitude de 0 a 5A. Este pulso de iluminação é sincronizado com a aquisição da imagem, a qual é disponibilizada num PC. Através de algoritmos é possível, por exemplo, medir a concentração, definir a morfologia e vitalidade de micro-organismos. Neste projeto está sendo construído uma nova versão do microscópio, e o pulso está sendo realizado por um Arduino, sendo necessário assim, o desenvolvimento de um novo código de programação e eletrônica. Os testes estão sendo realizados para a validação deste novo modelo de iluminação do microscópio In Situ.

O código obtido até o momento nos proporcionou pulso de aproximadamente 1us de duração, 2Hz de frequência e 3,3V de amplitude. Com os resultados observados, concluímos que é possível reproduzir o pulso de iluminação, adaptando-o para a utilização do Arduino. Para tal, é necessário apenas introduzir um módulo de potência a ser acoplado antes do LED, uma vez que a amplitude do pulso fica limitada ao valor máximo da saída do Arduino. Almeja-se implementar este módulo de potência nas fases seguintes do projeto.

 


Palavras-chave


Arduino; Código de pulso; LED; Microscopia in situ