Última alteração: 2017-10-06
Resumo
OBJETIVO: Uma das problemáticas acerca do ensino de física nas escolas é a dificuldade do aluno em interiorizar conceitos, a priori abstratos, para o entendimento acerca da matéria proposta. Dessa forma, o professor deve transferir, por meio de relações análogas entre um exemplo-âncora intuitivo, esses conceitos de difícil compreensão. MÉTODOS: Neste pequeno artigo, o leitor encontrará uma proposta diferente de transmissão do conceito termodinâmico do movimento de convecção através, de modo metafórico, dos movimentos da luta da Capoeira. Ou seja, utilizar a Capoeira - considerada, em novembro de 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO - como símbolo para a construção do conceito de Convecção Termodinâmica. RESULTADOS: A aplicação deste conceito foi observada efetiva dentro do âmbito de sala de aula onde foi aplicado instintivamente. CONCLUSÕES: Podemos concluir que se mostra válido o uso de signos para todo o âmbito de ensino e não somente da física, de forma demonstrativa para os mais diversos conceitos.
Termodinâmica: uma proposta do uso da capoeira como símbolo para elucidação do conceito de convecção