Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Desenvolvimento de experimentos de tratamento de efluentes para serem aplicados em aulas de química para o ensino médio
Jessika Arceno Perancetta

Última alteração: 2018-05-30

Resumo


A coagulação, floculação e decantação são etapas importantes nos processos de tratamento de efluentes. Visando demonstrar essas operações unitárias em aulas para o ensino médio foi desenvolvida uma metodologia empregando materiais de baixo custo. Para simular efluentes foi utilizado leite em pó em concentração 0,5 g/L e 1,0 g/L.  No processo de floculação, explorou-se presença de taninos em folhas de aroeira, que possuem características de agentes floculantes. A extração dos taninos foi feita macerando as folhas e extraindo em água a 103 °C sob refluxo. O extrato de tanino foi adicionado as soluções de leite nas proporções 20 ppm, 50 ppm e 100 ppm. Para fins comparativos utilizou-se, o cloreto férrico (FeCl3), que já vem sendo amplamente utilizado nos processos de tratamento de efluentes, adotando os mesmos parâmetros usados para taninos. Avaliando os ensaios com tanino, foi obtido melhor rendimento em solução de 1 g/L com tanino a 20 ppm, onde houve redução de 41,6% da turbidez, entretanto, em alguns casos ocorram o aumento da turbidez. Nos ensaios com cloreto férrico a turbidez foi reduzida em todos os casos, sendo mais evidente em solução de 1 g/L com 100 ppm de FeCl3, reduzindo em 86,0%.



Palavras-chave


Aplicação em aulas. Extração. Floculação. Tanino.