Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de novos produtos: Análise das estratégias utilizadas por uma indústria do setor alimentício localizada no oeste do Paraná
CAROLINA DEINA, CARLA ADRIANA PIZARRO SCHMIDT, NERON ALIPIO CORTES BERGHAUSER, ALEXANDRE MARZOCHI

Última alteração: 2017-10-19

Resumo


OBJETIVO: O presente trabalho teve como objetivo, analisar as estratégias que uma empresa alimentícia localizada no oeste do Paraná utiliza para se manter inovadora no processo de desenvolvimento de novos produtos.  MÉTODOS: Inicialmente realizou-se um estudo bibliográfico sobre inovação e desenvolvimento de novos produtos, para então, descrever o processo de desenvolvimento de novos produtos utilizado pela empresa investigada, os dados foram coletados no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento através de um questionário semi estruturado. RESULTADOS: O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento é novo para a empresa, com sua implantação, o processo de desenvolver novos produtos passou a seguir fases, etapas e avaliações necessárias, melhorando o desempenho final do projeto e do produto. CONCLUSÕES: A criação do departamento de P&D no processo de desenvolvimento dos produtos foi uma inovação para a empresa, trazendo diferenças positivas nos resultados dos projetos, mostram que em sua maioria, um projeto estruturado tem maiores chances de ter sucesso.


Palavras-chave


Inovação; indústria de alimentos; desenvolvimento de novos produtos.