Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ação de fomesafen e adjuvante em pré-emergência em diferentes composições de substratos para controle de Euphorbia heterophylla L.
BRUNA MANDRYK CAVALHEIRO, Michelangelo Muzell Trezzi, Matheus Viecelli, Fortunato De Bortoli Pagnoncelli Junior, Renata Caroline Rossoni Gobetti

Última alteração: 2018-06-09

Resumo


O objetivo do presente trabalho foi determinar a eficiência de controle de Euphorbia heterophylla (EPHHL) utilizando combinações do inibidor da Protox fomesafen e adjuvantes, em pré-emergência, em substratos com distintas composições. O presente estudo foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema tri fatorial (4x4x3), com 3 repetições, sendo o fator A: quatro composições de solo x areia: 0% solo (100% areia), 33% solo (66% areia), 66% solo (33% areia) e 100% solo (0% areia); fator B: quatro doses de fomesafen (0, 125, 250 e 500 g i.a. ha-1) e fator C: três concentrações do espalhante adesivo não iônico/aniônico Energic (0%, 0,2% e 1% v/v). O biótipo de EPHHL utilizado apresenta resistência múltipla a herbicidas inibidores da ALS e PROTOX. As avaliações de estande de plantas e o controle foram realizadas aos 7, 14, 21 e 28 DAA e aos 35 DAA determinou-se d massa da parte aérea seca (MPAS). As avaliações efetuadas demonstraram que o estande de plantas e MPAS apresentaram redução de acordo com o acréscimo da dose de fomesafen. O substrato com 100% areia resultou em maiores níveis de controle de EPHHL.  Nesse substrato, o uso de 125 g i.a. ha-1 de fomesafen associado a 1% de adjuvante apresentou controle 30% superior aos demais tratamentos nesta mesma dose. A maior dose de fomesafen apresentou redução de 33% de estande, 87% de MPAS e o controle final de E. heterophylla alcançou 70%.

 


Texto completo: PDF