Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Escolas do campo: As condições físicas e os professores que ensinam matemática na microrregião de Cornélio Procópio - PR
JADER GUSTAVO DE CAMPOS SANTOS, Línlya Natássia Camerlengo de Barbosa

Última alteração: 2018-06-09

Resumo


Este trabalho é fruto de pesquisas sobre formação de professores de matemática que atuam em escolas do campo, desta forma, buscamos olhar para as escolas do campo da microrregião de Cornélio Procópio, Norte Pioneiro do Paraná, no intuito de verificar as condições físicas dessas escolas e ainda, conhecer quem são os professores de matemática que atuam nessas escolas. A pesquisa realizada foi dividida em duas partes, a primeira consistiu em determinar as escolas que estão em funcionamento na área escolhida para a pesquisa e as condições físicas relatadas em seus Projetos Político Pedagógico (PPP), a segunda parte da pesquisa visou conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas, para isso foi feita entrevista com uma professora do município de Bandeirantes tendo como aporte metodológico a História Oral. Contatamos que há 15 escolas estaduais em funcionamento na região da qual tivemos acesso a 12 projetos político-pedagógicos que relatam problemas de infraestrutura, como ausência de sala para a direção, pátios com coberturas com problemas, carteiras e mobiliários em estado de conservação precário, necessidade de mais banheiros e espaço insuficiente para as instalações da escola. No que tange a entrevista realizada, nos concentramos na formação inicial da professora, à escolha por atuar em uma escola do campo, a sua sensibilidade com a condição de trabalhadores rurais de seus alunos. O trabalho desenvolvido permitiu conhecer um pouco das lutas e desafios enfrentados por alunos e professores que buscam uma educação digna nas escolas do campo.

 


Palavras-chave


Educação Matemática; Educação do Campo; Escolas do Campo