Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Letramento digital: práticas de leitura e escrita em textos verbo-visuais
VINICIUS SAMUEL DA SILVA DE PAULA

Última alteração: 2018-06-10

Resumo


As mídias têm assumido papel significativo na configuração da cultura pós-moderna e impactado as práticas sociais de leitura. Essas práticas apresentam novos desafios aos letramentos e às teorias devido à multiplicidade de linguagens, semioses e mídias envolvidas na produção de sentido. No contexto da cibercultura, a leitura e a escrita recebem configurações digitais que possibilitam novas composições e hibridizações de recursos multissemióticos, que não só congregam a linguagem escrita, a imagem, o som e o movimento, mas também favorecem interatividade e participação ativa do leitor.  Considerando esses aspectos, o presente trabalho tem por objetivo analisar a multiplicidade de semioses que constitui os textos publicitários interativos e as possibilidades de produção de sentido envolvidas no uso das semioses como prática de letramento digital. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo arcabouço teórico-metodológico se apoia nos estudos dos Multiletramentos (STREET, 2004; COPE; KALANTZIS, 2009 e ROJO, 2014) e nos estudos do Círculo de Bakhtin, entre outros. A análise demonstrou que os processos interativos explorados nos textos publicitários interativos ampliam as possibilidades de produção de sentidos e conjugam uma multiplicidade de linguagens híbridas e hipersemiotizadas.

 


Palavras-chave


Multiletramentos; Letramento digital; Multimodalidade

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