Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Inconsistências sintáticas e semânticas no aplicativo Duolingo
LARA MIRANDA RODRIGUES

Última alteração: 2018-06-10

Resumo


O trabalho "Inconsistências sintáticas e semânticas no aplicativo Duolingo" tem como objetivo geral analisar a construção de sentidos em meios digitais. Para tal fim, foram selecionados como dados os enunciados de exercícios para ensino de língua inglesa empregado no aplicativo Duolingo.  A escolha dessa ferramenta se deu pelo largo uso que a sociedade tem feito dela (cerca de 150 milhões de usuários em 2017), mas, também, para dar conta do propósito mais especifico de averiguar se, em tal aplicativo, nos processos de tradução do Português para o Inglês, e vice-versa, há ocorrência de desvios ou inconsistências sintáticas, semânticas e/ou pragmáticas no uso de recursos linguísticos empregados para significação. Para tanto, em um primeiro momento, foram realizadas leituras voltadas para a produção de sentidos e ensino de línguas nos meios digitais, destacando autores como Leffa e Alda (2016), Leffa e Araújo (2016), Araújo (2007), Duarte (2000) e Moura (2000). Paralelamente e simultaneamente a essa ação, foram levantados, aproximadamente, 30 exercícios propostos pela plataforma Duolingo com algum tipo de problema linguístico relacionado à significação. Até o momento, já foi possível observar que uma vantagem do Duolingo é utilizar a gamificação tanto para tornar atrativo o aprendizado de língua estrangeira quanto manter esses usuários engajados, porém o aplicativo apresenta vários problemas de tradução em seus enunciados. Essas inadequações se dão, provavelmente, por carecer de orientação científica mais recente sobre a organização linguística do Português e do Inglês, do ensino de língua estrangeira, e por oferecer exercícios sem uma contextualização textual ou discursiva.



Palavras-chave


duolingo; construção de sentido; ensino de língua estrangeira; sintaxe, semântica

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