Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Uma pesquisa sobre o que se fala em ensino de matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista
Luana Edris Finkler, Renato Francisco Merli

Última alteração: 2018-06-10

Resumo


OBJETIVO: O objetivo desse trabalho é identificar, no Banco de Teses e Dissertações, textos que falem sobre educação matemática para alunos autistas. Identificando os textos, procurar sobre o que falam esses trabalhos e mais especificamente, quais são os focos. MÉTODOS: No Banco de Teses e Dissertações, pesquisamos pelas palavras autismo e matemática, nas áreas de conhecimento ensino e ensino de ciência e matemática. Fizemos uma análise dos títulos, reconhecendo aqueles que cabiam a nossa pesquisa. Depois de selecionar os títulos, analisamos os resumos de cada um dos textos. RESULTADOS: Dentre 6793 resultados, apenas 1 teses e 4 dissertações. Na maioria dos trabalhos, podemos perceber a preocupação com a inclusão dos alunos com autismo. Alguns têm o foco no ensino, um olhar para o professor, outros na educação, um olhar para o aluno com autismo. CONCLUSÕES: Depois dessa pesquisa, concluímos que ainda existem poucos trabalhos a respeito do ensino de matemática para alunos autistas, e que esta preocupação vem aumentando.

 


Palavras-chave


Autismo. Ensino. Matemática.