Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
FORMACÃO INICIAL E CONTINUADA NA PERSPECTIVA HUMANIZADORA
BRUNA ALVES DA SILVA, David da Silva Pereira

Última alteração: 2018-04-20

Resumo


Este trabalho diz respeito a um esforço de compreensão do processo de ampliação e aprofundamento da Formação Inicial e Continuada dos profissionais do magistério para a Educação Básica, definida nas Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL 2015A e 2015B). Para tanto, fez uso das seguintes referências: Pereira et alii. (2015) e Pereira (2017), bem como das seguintes normas: Parecer CNE/CP n°. 08/2012, Parecer CNE/CP n°. 02/2015 e Resolução CNE/CP n°. 02/2015. Buscou compreender como é ofertada a formação inicial dos profissionais do magistério no estado do Paraná por meio da coleta e análise de dados contidos no Plano Pedagógico de Curso (PPC) disponíveis nas páginas de cada curso de instituição pública na internet. Como resultados, obteve-se: a) uma visão de como são ofertados esses cursos de licenciatura do estado do Paraná; b) a distribuição do quantitativo de cursos em áreas do conhecimento, c) a identificação dos cursos que se adequaram à nova carga horária normatizada em jun. 2015.

 


Palavras-chave


Formação Inicial; Plano Pedagógico de Curso; Humanizacão