Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Categorias para análise textual discursiva: aprendizagem estatística e colaborativa
Gustavo Tadra Waldmann, Guataçara dos Santos Junior

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


OBJETIVO: Criar categorias para Análise Textual Discursiva com a finalidade de aplica-las no contexto de aprendizagem colaborativa e aprendizagem estatística. MÉTODOS: Para a criação das categorias, foram considerados os dados coletados em uma pesquisa realizada na disciplina de Probabilidade e Estatística do curso de Engenharia da Produção (UTFPR/Ponta Grossa): diários de bordo das aulas, atividades presenciais e mensagens escritas pelos pesquisados no chat do Collabora. Para facilitar o agrupamento dos dados, os mesmos foram carregados no software MaxQDA. RESULTADOS: Foram criadas duas categorias, três subcategorias e 9 unidades. CONCLUSÕES: As categorias criadas foram eficientes para categorizar o grande volume de dados textuais discursivos gerados na pesquisa.

 


Palavras-chave


Aprendizagem Colaborativa; Aprendizagem Estatística; Categorização; Análise textual discursiva;