Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O PROFMAT E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDOS NOS ANOS DE 2014 E 2015
Luan Carlos Della Pasqua, Marlova Estela Caldatto

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


Esta pesquisa objetiva descrever, sistematizar e analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) no decorrer dos anos de 2014 e 2015.  Tendo em vista que esse programa de pós-graduação profissional (stricto sensu) fomenta a formação continuada dos professores de matemática da educação básica brasileira e que os TCCs devem abarcar temas específicos pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica e que impactem a prática didática em sala de aula, estabelecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como o principal referencial teórico dessa pesquisa. Métodos: Levando-se em conta que os dados e análises em tela nesse trabalho representam resultados parciais de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativo, para a primeira fase dela foram mapeados e arquivados 1567 TCC, que foram extraídos do banco de TCC do PROFMAT. Até o momento foram fichados, descritos e analisados, a partir do critério “conteúdo apresentado no título e no resumo” 1001 trabalhos (64% do total da amostra). Resultados: A partir do mapeamento, arquivamento, fichamento, descrição e análise dos 1001 TCCs que obtivemos como resultados que, 712 desses TCC foram categorizados como exploradores de um tema relacionado ao currículo dos anos finais do ensino fundamental e/ou ensino médio, enquanto que 289 foram classificados como não exploradores. Conclusões: Considerando os objetivos dos TCCs do PROFMAT e os conteúdos escolares constantes nos PCN, concluímos que 28,87 % dos trabalhos analisados não são exploradores de conteúdos pertinentes ao currículo escolar vigente enquanto que 71,12% desses trabalhos exploram conteúdos relacionados ao ensino básico.



Palavras-chave


Avaliação. PROFMAT. Trabalho de Conclusão de Curso.

Texto completo: PDF