Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Oficinas de Vídeo em escolas da educação básica: uma proposta para a reflexão da questão dos imigrantes e refugiados em Curitiba
TIAGO CORREIA DA SILVA

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


Tendo em vista a interseção que existe entre os campos da Comunicação e da Educação (SOARES, 2011; RIBEIRO, 2012) apresenta-se, neste projeto, o planejamento e aplicação de Oficinas de Vídeo junto a alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de refletir sobre a mídia e potencializar as habilidades de comunicação por meio da produção de conteúdos audiovisuais, uma linguagem constantemente presente na vida de crianças e jovens (RIZZO, 2006). Para tanto, a temática escolhida para o debate foi o contingente de refugiados sírios e imigrantes haitianos que chegam em Curitiba, situação que tem ganhado espaço na mídia, mas que muitas vezes não alcança o ambiente escolar. Durante as oficinas, foram analisadas notícias, bem como produções audiovisuais (animação/documentário) acerca do tema, levando os alunos à leitura e discussão acerca das mensagens comunicadas e das formas e meios pelos quais foram comunicadas. Assim, as oficinas convidam-nos, por um lado a pensar a partir de suas experiências e/ou reflexões acerca do tema debatido, e por outro a comunicar esse conteúdo por meio da produção de vídeos.

 


Palavras-chave


Comunicação; educação; audiovisual