Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Controle de vibrações de uma suspensão veicular empregando amortecedor Magneto Reológico como atuador
Guilherme Pacheco Dos Santos, Angelo Marcelo Tusset

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


OBJETIVO: Reduzir e controlar as vibrações e o deslocamento de um modelo de suspensão veicular vertical empregando um amortecedor Magneto Reológico como atuador. MÉTODOS: O controle do deslocamento e da vibração na suspensão é realizado variando a tensão elétrica na bobina do amortecedor. O modelo de LuGre é utilizado para simular as características de um amortecedor MR. Simulações numéricas demonstram a eficiência do amortecedor MR na redução e controle das oscilações na suspenção veicular. RESULTADOS: Como destaque evidenciamos a tensão elétrica aplicada de 2,25 [V] na bobina do amortecedor, que reduz em 46% o pico de amplitude na suspensão para as duas formas de excitação aplicadas. CONCLUSÕES: Os resultados apresentados demonstram a eficiência do sistema empregado, onde temos que quando excitado por função degrau ao aplicar tensão elétrica no amortecedor diminuímos sua amplitude de vibração e quando excitado de forma senoidal em regime permanente observou-se que quanto maior a tensão elétrica aplicada ao amortecedor, maior é o deslocamento do sistema.

 


Palavras-chave


Vibrações Mecânicas; Magneto Reológico; Suspensão Veicular.