Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Adição aldólica catalisada por lipases imobilizadas em nanotubo de titânio e nióbio
Thays Cordeiro da Silva

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


OBJETIVO: Sintetizar nanotubos de titânio e nióbio e utiliza-los como suporte de lipases para catalisar reações de adição aldólica.

MÉTODOS:

1.1   – Síntese de nanotubos

Todas as sínteses dos nanotubos de titânio e nióbio foram realizadas pelo método hidrotérmico, sendo que as condições de reação sofriam modificações para estudo dos seus efeitos na morfologia do material formado.

Sendo que as condições padrões de reação foram, o dióxido de titânio (TiO2) ou pentóxido de nióbio (Nb2O5) eram colocados em um reator de teflon junto com 100 mL de NaOH. O reator contendo a mistura era mantido por 24 horas em estufa, após esse período era realizada a lavagem do material.

1.2   – Reações aldólicas via química

As reações foram realizadas sob agitação, estando o balão em banho maria para controle da tempetura. As reações foram realizadas com quantidades equimolares1, 1mmol, de cetona e aldeído.  Sendo que foram realizados dois tipos de reações, uma cicloexanona e 4-nitrobenzaldeído e outra com acetofenona e o mesmo aldeído que a anterior.

RESULTADOS: Para análise dos resultados foram usadas técnicas de caracterização. Para os nanotubos foi feito MEV e para as reações aldólicas infravermelho.

CONCLUSÕES: Os nanotubos de titanato (NTTi) apresentaram os melhores resultados em comparação aos de nióbio, como pode ser comprovado através das imagens do MEV.

 


Palavras-chave


Lipases; Catálise enzimática; Nanotubos