Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Eleições 2016 no Facebook: uma análise quantitativa dos perfis de uso do site de rede social nas campanhas à Prefeitura de Curitiba
CAMILA RAPHAELA PERES MANCIO

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


Este trabalho pretende fazer um resumo da pesquisa desenvolvida durante o período de Iniciação Científica, (2016-2017) juntamente com as atividades do Grupo DISCORD na UTFPR. Dessa maneira, busca-se demonstrar as estratégias utilizadas nas campanhas eleitorais digitais dos candidatos à Prefeitura de Curitiba no primeiro turno das eleições de 2016.  Dessa maneira, com o objetivo de avaliar os níveis de engajamento obtidos junto ao público de acordo com tais perfis, analisou-se comparativamente variáveis quantitativas como volume de publicação, distribuição temporal e tipo e volume de engajamento obtido. Com isso, pode-se afirmar que (1) estratégias afinadas com os critérios de relevância do Facebook coincidem parcialmente com maior engajamento do público; (2) nem todos os candidatos priorizam o tipo de conteúdo mais favorecido pela plataforma; e (3) o desempenho das publicações em termos de engajamento não espelha o desempenho dos candidatos nas urnas.

 


Palavras-chave


Comunicação e Política; Campanha Eleitoral Digital; Facebook