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AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DO PNLD 2015
Thaís Ananda Santos

Última alteração: 2018-06-17

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação que teve como finalidade elaborar um instrumento de análise de livros didáticos de Física tomando como referência as concepções pedagógicas neles manifesta.  A pesquisa tem relevância pela expressiva presença dos livros didáticos em sala de aula, pelo significativo papel que eles assumem na prática pedagógica e pelo fato do livro didático ser, muitas vezes, o principal e único instrumento de apoio que o professor utiliza (FRIZON et al., 2009). Nesse sentido, sua escolha pelo professor assume grande importância e o instrumento elaborado tem a intenção de ser um auxiliar do docente nessa sua decisão. A elaboração do instrumento tomou como base a categorização das concepções pedagógicas propostas por Saviani (2013): Pedagogia Tradicional, Pedagogia da Escola Nova, Pedagogia Produtivista e Pedagogia Neoprodutivista. O instrumento foi organizado em blocos e as questões que o compõe foram elaboradas a partir das indicações presentes no edital do PLND e no Guia do Livro Didático para os professores. Aplicado aos livros didáticos de Física da edição do PNLD 2015, os resultados obtidos com a aplicação do instrumento apontaram aspectos que os diferenciavam e também que, em sua maior parte, a organização dos livros tem sido pautada predominantemente por uma concepção pedagógica tradicional.

 

 

 

 


Palavras-chave


Análise de livro didático. Livro didático de Física. Concepções pedagógicas. Saviani.

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