Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Construção de um site interativo para aulas de Cálculo Diferencial e Integral
ALAN FRANCO COUTO, ANDRÉ LUIS TREVISAN

Última alteração: 2018-01-18

Resumo


OBJETIVO: Caracterizar uma plataforma virtual de apoio ao ensino, construído numa tentativa de dinamizar a aprendizagem em Cálculo Diferencial e Integral I (CDI) através de recursos interativos e sob as perspectivas de pesquisadores da área de Ensino e Aprendizagem, especificamente da Educação Matemática. MÉTODOS: O público alvo da pesquisa consistiu em estudantes de CDI (turmas semestrais de engenharia de 2016 e 2017), que responderam, voluntariamente, um questionário sobre o site ao final do período, no intuito de nos dar um feedback sobre o que poderia ser melhorado e/ou incluído na plataforma. RESULTADOS: Observou-se que os estudantes, em sua maioria, não usufruíram de grande parte dos recursos disponibilizados no site, destacando-se, ainda, que essa mesma fração acessava apenas para buscar as listas de exercícios. CONCLUSÕES: Observamos que o site não despertou o interesse esperado nos estudantes como forma de dinamizar seus estudos. Algumas opiniões deixadas textualmente em determinadas questões puderam nos fazer aprimorar o material disponibilizado, enquanto que outras apenas enfatizaram o desacordo dos estudantes em relação a tarefas do tipo investigativa, onde geralmente não há apenas uma resposta pontual e com gabarito para conferência de respostas. De qualquer forma, a aplicação destes questionários foi de fundamental importância para decidirmos o que pode ser mudado quanto às nossas atividades pedagógicas e de pesquisa, visando sempre despertar maior interesse nos estudantes a partir de propostas de aulas diferenciadas.

ISSN: 2179-331X


Palavras-chave


Tecnologias na Educação; Ensino e Aprendizagem; Educação Matemática; Episódios de Resolução de Tarefas; Capacidade Intuitiva.

Texto completo: PDF