Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O Estresse e a profissão docente: um estudo de caso com os professores/as da cidade de Santa Helena-PR
Guilherme Aparecido de Carvalho, Maristela Rosso Walker

Última alteração: 2018-06-23

Resumo


OBJETIVO: Refletir sobre conceitos de estresse e sua relação com a profissão docente, para buscar alternativas de melhoraria da qualidade de vida dos professores de uma escola da educação básica. METODOLOGIA: Adota-se a  pesquisa-ação, como técnicas os testes validados e de domínio público, elaborados por Meleiro e Lipp. O primeiro teste compõe-se de 10 questões objetivas e indaga sobre situações estressoras vividas na ultima semana, tendo como meta encontrar indícios de estresse na atuação docente. No segundo são 25 questões objetivas buscando indícios de burnout entre os pesquisados. O terceiro trata-se de um questionário semi-objetivo com 13 questões objetivas e uma aberta sobre os fatores externos e internos a atividade docente que mais causam tensão no cotidiano do(a) professor(a). oram aplicados a 24 professores, que trabalham nos três turnos de um colégio estadual do município de Santa Helena-PR, de um total de 41, maiores de 18 anos. Após aplicação de dinâmicas de qualidade de vida, os testes são reaplicados para avaliar a efetividade das ações e a mudança nos hábitos dos envolvidos. Sob o escopo da análise de conteúdo os dados são analisados. RESULTADOS: Dois dos 19 professores que responderam ao teste podem apresentar burnout; e seis foram considerados com estresse elevado; em relação aos fatores o maior índice foi indisciplina com oito respostas. CONCLUSÕES: a necessidade de um plano global de prevenção sobre as síndromes estudadas pela escola; prática de atividades para aliviar o estresse no ambiente de trabalho e pessoal, rotineiramente, dentre outros.

 


Palavras-chave


Profissão docente e estresse;Formação de Professores(as) e Pesquisa-ação;Saúde do(a) Professor(a).

Texto completo: PDF