Última alteração: 2018-05-29
Resumo
Esta pesquisa é parte de um projeto CNPq/Universal (2014) intitulado “Desafios da Internacionalização da Educação Superior Brasileira: universidades de classe mundial” . A temática está inserida na área da internacionalização da Educação Superior. E o objetivo aqui proposto é identificar e analisar políticas de ciência e tecnologia tendo como foco de análise perspectiva a internacionalização. As análises tem como escopo teórico os conceitos de globalização e racionalidade técnico-instrumental. Para tanto, utiliza-se dos conceitos de Hélgio Trindade (2013). Pertinente a metodologia, é feita uma análise de conteúdo do documento “Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação 2016-2019” do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Utilizando-se da técnica de categorização de Bardin (2011), as categorias que emergiram no processo de análise foram “Competição”, “Cooperação” e “Foco Global”. Nas análises possível foi verificar que a cooperação internacional é tratada como sendo de grande importância para que se “multiplique o conhecimento adquirido”. Os avanços do país e o alcance do patamar “global”, em termos competitivos, são colocados como metas, em função da aplicação das novas tecnologias e conhecimentos produzidos em âmbito científico, na sociedade. O Documento aponta a necessidade de internacionalização, onde se afirma ser possível alcançar um posto entre as nações mais desenvolvidas no que tange a CT&I, se forem seguidas as disposições e estratégias presentes no Documento. Todavia, atenta-se para que se pense também nas soluções de problemas locais, e que se criem modelos próprios para tal.