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Facebook e eleições municipais: estratégias racionais e emocionais na campanha a prefeito de Curitiba em 2016
NAYANE PANTOJA CARDOSO

Última alteração: 2018-06-25

Resumo


OBJETIVO: O objetivo da pesquisa foi analisar as páginas de todos os candidatos à Prefeitura de Curitiba no primeiro turno das eleições de 2016 no Facebook, observando assim, quais foram as estratégias usadas pelos candidatos. MÉTODOS: Os métodos foram: a) pesquisas teóricas para embasar e aprofundar o conteúdo do trabalho; b) discussões em grupo em relação à literatura estudada; c) coleta das postagens no Facebook pelo aplicativo Netvizz, totalizando 2701 postagens coletadas divididas em 1 variável qualitativa, 9 variáveis quantitativas e 8 strings (pacotes de dados); d) categorização dos posts (objetivos, apelos racionais e emocionais); e) cruzamento das informações coletadas e f) construção do conteúdo a partir das pesquisas secundárias e quantitativas coletadas pelo grupo Discurso, Comunicação e Democracia. RESULTADOS: Os resultados preliminares indicam perfis de uso específicos que nem sempre se adequam aos parâmetros do Facebook em termos de visibilidade. CONCLUSÕES: O uso apropriado da rede nem sempre coincide com o sucesso nas urnas.

 


Palavras-chave


Campanha eleitoral; Comunicação Política; Facebook

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