Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Histórias de vida de licenciandos em Matemática: aproximações e distanciamentos de escolas do campo
AMANDA ARAUJO COELHO NOGUEIRA, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa

Última alteração: 2019-04-29

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo conhecer quem são os licenciandos em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Cornélio Procópio, oriundos da zona rural e, com isso, discutir a formação de professores e a aproximação e o distanciamento desses professores das escolas do campo. Para isso, foi utilizada como fundamentação teórica e metodológica a História Oral e foram entrevistados quatro licenciandos. O roteiro da entrevista abordou três temáticas: a história de vida, a vida escolar e as perspectivas profissionais do colaborador da pesquisa. Concluímos que esses entrevistados, com histórias de vida bastante diferentes, mas todas relacionadas ao campo, vivenciaram muitos problemas com relação à educação do campo, principalmente no que se refere ao transporte escolar, à qualidade do ensino e aos professores que atuam nas escolas do campo. As perspectivas profissionais deles são distintas, porém todos indicaram a vontade de mudar a realidade do campo, superando os problemas apontados. Destacamos, então, a importância de considerar o contexto do campo na formação inicial de professores de Matemática, que poderão atuar em escolas do campo após a conclusão do curso.


Palavras-chave


Educação do Campo; História Oral; Formação de Professores de Matemática