Última alteração: 2018-12-11
Resumo
Atualmente, a tecnologia é onipresente e em constante transformação, juntamente ao modo de pensar e agir dos consumidores. Com isso, se vê necessária a adaptação das estratégias de marketing por gestores de empresas com foco no meio digital. Assim, termos como o storytelling, advertainment e User Generated Content (UGC) ganham cada vez mais força. Tendo em vista a importância econômica e cultural da rede social Instagram, o presente estudo teve como objetivo investigar o processo de produção imagética e sua influência na construção identitária da marca “Nike Skateboarding” nesta rede durante o mês de fevereiro de 2018. Foram coletadas e analisadas 29 postagens (fotos e vídeos) com as legendas e as respostas quantitativas de engajamento digital do público (curtidas, visualizações e comentários), classificando-as em três categorias: entretenimento, entretenimento/promocional e produto/promocional. Apesar de todas as imagens e vídeos postados conterem os produtos da marca, apenas algumas são close-up dos mesmos, o que sugere maior foco em pessoas, estilo de vida e interações sociais e deixando implícita, em sua maioria, o produto em si. As postagens que obtiveram maior engajamento foram as de entretenimento/promocional, que utilizaram as estratégias de marketing storytelling, advertainment e UGC, o que comprova a importância e eficácia destas para uma comunicação empresa-consumidor mais eficaz.