Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Dissertações do PROFMAT e a relação com os conteúdos de matemática do ensino básico: análise investigativa
Maiara Canan Koetz, Marlova Estela Caldatto

Última alteração: 2019-02-15

Resumo


O objetivo desse trabalho foi catalogar e analisar dissertações produzidas, nos anos de 2014 e 2015, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Nesse cenário, a pesquisa desenvolvida foi de cunho estritamente bibliográfico e qualitativo, pautada nos parâmetros metodológicos da Análise de Conteúdo. O critério de categorização adotado relacionou-se com à aplicação dos trabalhos de conclusão de curso perante alunos matriculados no ensino básico, bem como a relação das ideias abordadas nesses trabalhos com os temas do Currículo de Matemática utilizado na Educação Básica. A partir das análises realizadas concluiu-se que, uma parcela significativa das dissertações não está em consonância com os objetivos e metas fixados para essa politica pública de formação de professores, que era de trabalhar temas pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica, buscando impactar a prática didática de sala de aula.

Texto completo: PDF