Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Didática da Matemática: diferentes concepções veiculadas entre os alunos da licenciatura
Camila Cristina Hilário, Maria Lucia Panossian

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo analisar as concepções de licenciandos de matemática sobre a didática da matemática e o papel do professor. Inicialmente foram realizadas leituras e sínteses de textos sobre Didática da Matemática a partir de autores como Grecia Galvez, Guy Brousseau, Bruno D’Amore entre outros. Posteriormente foram coletados os dados obtidos de questionários respondidos por estudantes que participaram da disciplina Didática da Matemática no curso de licenciatura em matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba durante o segundo semestre de 2016. Estes dados foram digitalizados e organizados. Para realizar a análise, foram consideradas as respostas dos estudantes sobre didática da matemática e o papel do professor através de mapas conceituais. Foi possível perceber mudanças na concepção dos estudantes durante o desenvolvimento da disciplina que compreenderam a didática da matemática como métodos e processos utilizados para o ensino da matemática, onde existe embasamento técnico e teórico para atuação do professor.


Palavras-chave


Didática da Matemática. Papel do professor. Licenciatura.