Última alteração: 2018-12-10
Resumo
Nesta pesquisa propusemos um modelo de aula de química para o Ensino Médio utilizando abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O principal objetivo é destacar a relevância de ações educacionais associadas a situações sociais para o ensino de ciências. Para iniciar a pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico para conhecer estudos já realizados com a perspectiva sociocultural, os artigos encontrados foram classificados por categorias. A partir do levantamento, um modelo de aula e uma cartilha foram construídos como material de apoio para o ensino, eles poderão ser utilizados por professores que busquem uma abordagem CTS, todo material foi preparado com base na metodologia proposta por Delizoicov, os três momentos pedagógicos. Assim, o aluno poderá se posicionar sobre os problemas que surgem a partir do tema ‘LIXO’, poderão estudar e propor modos para resolvê-los, seja com experimentos ou visitas técnicas. Outro ganho dessa abordagem é o enriquecimento da linguagem científica, já que os alunos desenvolvem trabalhos escritos e apresentações de oficinas temáticas que levam a extrapolação do conhecimento. Para finalizar eles devem construir uma composteira caseira e justificar seu uso. Espera-se que esta pesquisa consiga enriquecer o ensino CTS e possibilitar a formação de cidadão críticos, capazes de tomada de decisões.