Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

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Oficina de Cinética Química na abordagem CTS: um estudo dos efeitos dessa prática em estudantes do Ensino Médio
Helen Cristina dos Santos, Zenaide de Fatima Dante Correia Rocha

Última alteração: 2019-03-14

Resumo


Utilizando a abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) foi aplicada uma oficina de Cinética Química para alunos do 2° ano do ensino médio dividida em quatro aulas de uma hora e vinte minutos cada, e foram aplicadas semanalmente no período da tarde às terças-feiras no laboratório de química de uma escola pública central de Londrina. Neste trabalho tivemos como objetivo identificar de que maneira essa oficina poderia auxiliar as estudantes a decidirem qual tipo de usina de geração de energia apoiariam a instalação hipotética na cidade onde vivem. Para isto, o conteúdo científico foi abordado de forma contextualizada com o processo de geração de energia em usinas hidrelétricas, termoelétricas, nucleares, solares e eólicas. Como recursos didáticos foram utilizados leitura de textos, vídeos, produção textual e proposta de reflexão. Desta forma, as estudantes deveriam escolher qualquer um entre os cinco tipos de usina levando em consideração o bem-estar da população, os impactos socioambientais, as tecnologias disponíveis e compreender conceitos do conteúdo científico trabalhado. A oficina foi dividida em quatro etapas, sendo elas: apresentação e discussão do tema geração de energia, contextualização do tema com a Cinética Química, realização de experimentos e apresentação da proposta para instalação de uma usina. A oficina desenvolvida, mediante atividades contextualizadas, visou possibilitar às estudantes a capacidade de refletir sobre os impactos gerados pelas usinas e tomar decisões pensando nos impactos socioambientais.


Palavras-chave


Cinética Química; abordagem CTS; impactos socioambientais

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