Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O uso do software Geogebra como ferramenta no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I
VINICIUS GUIMARAES DE OLIVEIRA, Thelma Pretel Brandão Vecchi

Última alteração: 2018-12-03

Resumo


Devido aos altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo I, medidas que possam auxiliar o aprendizado dos estudantes são importantes para tentar minimizar esse problema. Com o crescente desenvolvimento tecnológico, ferramentas computacionais são cada vez mais utilizadas pelos professores com o intuito de favorecer um aprendizado mais significativo dos conceitos trabalhos nessa disciplina. A utilização do software livre Geogebra é um exemplo disso. Tal software possibilita a construção de figuras e gráficos com uma interação simples com o usuário. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver um material de Cálculo I, utilizando o software Geogebra, visando os seguintes pontos: estímulo para o conhecimento do software; construção de figuras e gráficos que auxiliem os alunos na compreensão do comportamento das funções, bem como dos conceitos de limites, derivadas e integrais. Quanto ao primeiro ponto, foi desenvolvido um material teórico com explicações sobre a utilização das ferramentas do Geogebra, visando instigar o aluno a realizar suas próprias construções. Em relação ao segundo, foram feitos inúmeros gráficos mostrando o comportamento de funções e as interpretações geométricas dos principais conceitos concernentes a esse tema. Por fim, foram desenvolvidos métodos geométricos para a demonstração dos conceitos de limites, derivadas e integrais. Isso permite maior aproximação do aluno com esses conceitos, que são fundamentais para todos os ramos das ciências exatas.

Palavras-chave


Cálculo I, Geogebra, ferramentas de ensino