Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XXIII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR

Tamanho da fonte: 
VALORIZAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA ESCARPA DEVONIANA DOS CAMPOS GERAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
ELISETE FERREIRA, LIA MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA

Última alteração: 2018-12-10

Resumo


Considerando a educação ambiental parte integradora da formação do indivíduo, é importante discutir temas atuais, especialmente questões de âmbito regional. O objetivo desse trabalho foi apresentar aos alunos do ensino fundamental II uma forma de valorizar a importância do patrimônio natural da região onde vivem (Campos Gerais, Paraná) e discutir os aspectos relacionados à sua conservação. Para tanto foi elaborado um caderno didático para os alunos, com atividades lúdicas relacionadas ao tema. A cartilha está dividida em quatro tópicos, iniciando com o conceito de educação ambiental, passando para a discussão da Biodiversidade, em seguida enfocando a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. Em seguida há atividades para o aluno realizar, sendo todo conteúdo mediado com o uso de personagens para que haja uma interação com o leitor. O caderno didático pode se tornar um mecanismo auxiliar para que se tenha uma alfabetização cientifica, com assuntos atuais e do cotidiano, promovendo assim uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


Conservação. Patrimônio Natural. Preservação